1,2,3…contando ovelhas outra vez?

Hoje é Dia Mundial do Sono

Dormir é tão bom e faz tão bem, que até os bichinhos não o dispensam e muito pelo contrário, tal como nós necessitam dele!

O Sono é o período do dia em que existe uma suspensão temporária de toda/quase toda a actividade perceptivo-sensorial e de toda a actividade muscular voluntaria, proporcionando por isso um descanso a mente e ao corpo! É durante este período que são restabelecidas, reforçadas e realizadas determinadas funções muito importantes para o nosso organismo, como exemplo disso temos o reforço do sistema imunitário, secreção de hormonas, como a do crescimento… É ainda durante o mesmo que a nossa memória é consolidada e realizado como já foi referido o relaxamento dos nossos músculos!

Assim sendo e como o tema requer a devida atenção o que é isto do sono e porquê de tanta necessidade de dormir?

O Sono é um ciclo! Ocorre normalmente durante 90 min e deverá repetir-se entre 4 a 5 vezes, normalmente durante um período de tempo nocturno.

Durante a Vida nós passamos em média 1/3 do tempo a dormir… para alguns possivelmente deverá ser um desperdício dormir tanto tempo, pensando no que se conseguiria fazer durante este valioso tempo! Mas a verdade é que até hoje ninguém consegue ficar sem dormir! Em média ninguém aguenta mais que poucos dias sem dormir, dependendo da resistência orgânica e mental de cada um… mas ficar sem dormir apenas uma noite, está comprovado cientificamente por estudos de investigação que pode equivaler a um estado de embriaguez, fazendo com que as pessoas apresentem um comportamento chamado de desfrontalização, e de diminuição dos reflexos, o que se pode tornar muito perigoso!

É importante referir ainda que dormir de menos faz mal, mas dormir de mais também!

Sendo assim o nº de horas que devemos dormir é variável de acordo com a idade, mas enquanto adultos, devemos dormir entre 7h a 9h.

Nem todas as pessoas têm a possibilidade de zelar pelo seu sono como deviam, principalmente por motivos profissionais, ou por distúrbios de sono como a tão comum insónia. Por isso existem umas dicas básicas das quais não nos devemos esquecer:

-Dormir num local confortável, escurecido e sem barulho;

-Criar hábitos, preferência deitar há mesma hora;

-Praticar exercício regularmente, caminhadas também estão incluídas, mas até 2h antes de dormir;

-Não comer em excesso ao jantar ou antes de dormir e assim como não ingira demasiados líquidos;

-Deitar-se na cama para dormir, não criando hábito de realizar outras tarefas como jogar consola, ver televisão…;

-Adopte uma posição correta para dormir, confortável e tenha em atenção ao seu colchão, que não deve ser demasiado duro, nem demasiado moldável, tal como a altura da almofada que deve ser adequada a posição adoptada.

Se a insónia aparecer não desespere, levante-se e não insista em tentar contar as ovelhas outra vez…Levante-se tente ler um pouco, ouvir uma musica que o relaxe, ou até mesmo ver um programa de televisão pouco interessante, vai ver que o sono aparece sem dar por ele…

Bons Sonhos!

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