Um arraial à mesa_ com toda a certeza!

O Santo António já se acabou, o São Pedro está-se a acabar,

São João, São João traz uma lição para a nossa alimentação, melhorar.

É a rimar que começamos este post pois mesmo antes da época dos Santos terminar,

ainda há muita informação que vos queremos dar.

Para a Saúde manter, os alimentos devemos escolher.

A cada cor sua função é hoje a lição que temos dever de aprender,

vamos mas é passar à descrição de todo um arco-íris por comer!

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As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, substâncias que além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na protecção do organismo contra doenças infecciosas. De forma simples e sucinta abordaremos as cores mais vibrantes e suas principais características.

Alimentos verdes

 Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão e grande parte das ervas aromáticas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:

  • Desintoxicam as células;
  • Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo;
  • Tem efeito anti-cancerígeno e ajudam a proteger o coração;
  • Protegem o cabelo e a pele.

Featured image Alimentos amarelos e laranja

Alimentos como a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico que contribuem para mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o cancro de mama. Para completar, também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração. Featured image Alimentos vermelhos 

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, framboesa, cereja. Estes alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Featured image Alimentos Brancos

Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:

  • Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
  • Ajudam na regulação do batimento cardíaco.
  • São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Tal como a Vida, colorida deve ser a nossa alimentação, aproveite esta dica e para o jantar dê assas à imaginação. Ainda bem que o São Pedro já se está a acabar, prometemos que em mais nenhum post ousaremos RIMAR!!!

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